Com certeza você já esteve em situações que precisou organizar a sua casa, mas essa organização não durou muito tempo. Nesse artigo, iremos falar sobre a profissão de Personal Organizer, uma carreira recente no Brasil, mas que está ganhando notoriedade dia após dia.

O que é um Personal Organizer? 

O Profissional de Organização, ou Personal Organizer, é uma carreira que surgiu nos Estados Unidos no ano de 1983 e veio para o Brasil no ano 2000. Apesar de ainda não possuirmos um levantamento sobre quantos profissionais existem no país, sabemos que esse número supera os 10 mil.

Esse profissional, é responsável pela organização e adaptação dos ambientes para pessoas e empresas, tornando a rotina de seus clientes mais fáceis de acordo com a necessidade de cada um deles.

Existem inúmeras vantagens em ser um Personal Organizer, entre elas estão: 

  • A flexibilidade com os horários;
  • A autonomia para gerir quantos clientes quiser;
  • O controle dos ganhos;
  • A maneira de cobrança dos honorários.

Assim como o alto número de vantagens, existem diversos motivos que levam as pessoas, empresas, etc., a contratarem esses profissionais. Dentre os mais variados motivos, estão entre eles: 

1. Ter um ambiente compacto que precisa de cuidados especiais

Há algumas pessoas que preferem, estão, ou possuem ambientes compactos, onde não há espaço suficiente para uma maior organização do mesmo. Por isso, em ambientes como estes, os profissionais de organização podem facilitar a vida dessas pessoas, tornando tudo prático e funcional.

2. A falta de tempo para organização

Quando não há tempo para organização na sua rotina, o Personal Organizer se encarrega de toda a organização necessária, ajustando, categorizando os itens e, caso seja necessário, jogando itens que são de sua permissão fora. A funcionalidade ganha forma dentro dos ambientes em que esses profissionais atuam. 

3. Não ter a menor ideia de por onde começar

Como tudo na vida, a organização também possui um início, meio e fim. Entretanto, quando se trata da organização dos ambientes, muitas pessoas não sabem por onde começar. Nesses casos, a contração de um desses profissionais é super eficiente, pois eles possuem habilidades específicas para começar e terminar de tornar os ambientes melhores.

4. Não possuir habilidades ou gosto para organização

Existem pessoas que não levam jeito ou que não gostam de organizar ambientes. Se você é uma delas, a contratação de um Personal Organizer para que faça todo esse trabalho para você é algo totalmente compreensível. 

Qual o salário de um Personal Organizer? 

Para uma profissão recente e que não precisa necessariamente de um diploma, o Personal Organizer possui uma ótima remuneração no Brasil.

A média salarial para um Personal Organizer é de R$ 3000 e claro, esse valor pode variar de cliente para cliente. 

Os profissionais de organização são da categoria MEI, ou seja, são autônomos, e não possuem contratos CLT com os clientes que os procuram. O lado bom de tudo isso, é que cada Personal Organizer pode gerir os seus próprios lucros de acordo com a sua clientela. Além do mais, como os profissionais dessa categoria estão livres de obrigações contratuais, a forma como ele vai receber e cobrar os seus honorários são de seu critério.

Portanto, se você está buscando por preço de um personal organizer, saiba que os valores são variáveis. 

O que é preciso para ser um Personal Organizer?

Simplesmente gostar de organização é o requisito mínimo para se tornar um Personal Organizer. O bom dessa profissão, é que ela é um dos empregos que pagam um bom salário e não precisam de faculdade, então, a pessoa que gosta de organizar ambientes e deixá-los cada vez melhores, é a pessoa ideal.

Existem alguns itens em comum que os profissionais utilizam que são:

  • Cabides organizadores;
  • Caixas organizadoras;
  • Cintos de utilidades;
  • Divisórias para organização;
  • entre outros.

Há alguns cursos no mercado para capacitação e formação desses profissionais, porém, se você gosta de ajudar as pessoas, e atender aos requisitos mínimos, você está apto(a) para ser este profissional.

O personal organizer, pode trabalhar com diversos tipos de clientes, há mulheres por exemplo, que no período de gestação da criança, para organização de todas as coisas do bebê, ela contrata um Personal Organizer para facilitar a sua vida nesse período.