A Limpeza de Estofados é um serviço que todas as pessoas podem precisar um dia, não apenas pela poeira e sujeira que se acumula no móvel, mas também por uma questão de saúde. Confira nesse artigo, tudo sobre a limpeza de estofados.

A limpeza e higienização de estofados previne doenças

Quando o tempo vai passando e o móvel acumula sujeira, é muito comum para as pessoas contratarem uma empresa especializada em higienização de estofados. Essas empresas possuem equipamentos necessários para realizar toda a higienização do móvel.

Sobretudo, vem ganhando notoriedade as pessoas que se arriscam a fazer uma limpeza caseira, mas esse tipo de limpeza pode danificar o sofá a curto ou longo prazo. 

Independente se for através de uma empresa terceirizada ou caseira, a limpeza do sofá deve ser feita de maneira regular, pois muitas doenças associadas à gripe, resfriados, rinites, etc., podem estar associadas ao acúmulo de poeira e bactérias nesses móveis. 

Uma questão de bem estar e saúde

Sabemos que o estofado é o local onde nos reunimos para assistir televisão. Geralmente, o móvel fica na sala de estar e se reunir no sofá, significa comunhão. Sabendo disso, é importante que um item tão importante para o ambiente familiar esteja limpo. 

A limpeza e conservação do sofá, contribui para que esse ambiente seja ainda mais agradável. Ora, quem gostaria de estar reunido em ambiente com bactérias, ou sujo não é mesmo? Por isso, manter a limpeza em dia é fundamental para todos.

Tipos de limpeza de estofado

Existem diversas maneiras de se limpar um móvel, porém, quando se trata do sofá, algumas precauções devem ser tomadas, pois você não quer danificar o tecido. Por isso, conhecer os tecidos estofados é uma etapa importante para a limpeza e definir qual tipo de limpeza mais se adequa ao tecido do estofado.

  • Limpeza a seco: com o intuito de não afetar as características do estofado, a limpeza a seco, utiliza solventes químicos ao invés de água. Além disso, um aspirador acompanha a lavagem o tempo todo para que o tecido não fique encharcado e seque o mais rápido possível
  • Limpeza a vapor:  o vapor tem o poder de remover sujeiras, manchas, e ainda elimina bactérias, mofo e fungos. Esse tipo de limpeza pode ser utilizado em pisos, paredes e em estofados.
  • Limpeza caseira: a limpeza caseira dos estofados consiste em utilizar itens do dia a dia para remover manchas e tornar o móvel mais limpo e agradável. É comum de quem limpe o sofá regularmente, utilizar detergente neutro e vinagre ou soluções com bicarbonato de sódio.

Quando contratar uma empresa de limpeza de estofados?

A contratação de uma empresa de limpeza de estofados deve ser feita de ano em ano. Há quem prefira contratar uma empresa especializada semestralmente. Não há nenhuma regra quanto a isso. O mais importante, é que a empresa especializada em higienização de estofados pode inibir mais doenças e limpar o móvel de maneira mais profunda. 

É comum de muitas pessoas ficarem surpresas ao verem a cor da água no final da limpeza do móvel, pois as aparências podem nos enganar. 

Portanto, apesar de cada pessoa ser responsável pela contratação do serviço, a regularidade é o que realmente importa.

Fazer uma limpeza leve pode ajudar

Fazer limpezas periódicas, podem ajudar você a prevenir doenças e também aumentar o tempo de vida útil do móvel. Além disso, quanto mais limpo estiver o seu sofá, maior será o tempo entre uma contratação de limpeza profunda e outra.

Para manter a higienização em dia, utilizar métodos caseiros pode ser de grande valia. Entretanto, se atentar para a quantidade de água que será usada nessas limpezas é crucial, pois o sofá é um móvel que devido ao seu tecido um pouco mais grosso, demora para secar. Portanto, tente sempre fazer limpezas utilizando o mínimo de água possível e se possível, contrate uma empresa especializada, assim você irá conseguir organizar o ambiente de estar e mantê-lo limpo.

Categorias: Serviços