Já se perguntou sobre como ser autodidata? Se sim, você está no lugar certo para descobrir como se tornar um. 
As pessoas acham difícil, estudar ou criar uma rotina de estudos pessoais que servirão para o seu autoconhecimento.
Pois bem, separamos 5 dicas para vocês que estão em busca de conselhos sobre como se tornar uma pessoa autodidata.

O que é ser autodidata?

O autodidata é a pessoa que tem a capacidade de aprender por conta própria. 

A palavra, vem do grego “autodidaktikos”, que basicamente significa: ensinar a si mesmo. 

A rápida atualização do mundo, e a modernização dos meios de aprendizagem tornou o conhecimento acessível, e isso é muito bom, pois todas as pessoas podem se tornar um autodidata.

Se o conhecimento pode ser acessado por todos, logo podemos e devemos abrir o leque de possibilidades para o aprendizado. Para isso: 

  • Separe conteúdos de pessoas ou professores que você se identifique: as pessoas que se identificam com os seus tutores, podem absorver melhor os conteúdos consumidos.
  • Aumente a sua leitura com livros e ebooks que você goste: é comum as pessoas que são, ou estão no caminho para ser um autodidata ler livros, ebooks, conteúdos de maneira frequente. Por isso, tente criar um hábito de leitura frequente. Dê preferência aos conteúdos que você se identifique e goste, pois assim a familiaridade irá contribuir para o seu aprendizado.
  • Conheça a si mesmo e crie regras: as pessoas que são autodidatas, possuem a capacidade de organizar a sua rotina para que nada os atrapalhem na imersão ao aprendizado. Por isso, você como interessado, deve conhecer os seus limites e criar regras que servirão como norte para si mesmo.

Não é impossível ser autodidata

De fato, não é impossível se tornar capaz de ensinar a si mesmo. Entretanto, para quem está se perguntando sobre como ser autodidata, e construir uma vida em cima desse conceito, deve pensar nos desafios envolvidos junto à questão.
É claro que este tópico não é para te assustar, mas para mostrar as dicas que irão te ajudar a vencer os desafios e se tornar uma pessoa autodidata.

1. Tenha o hábito de ler frequentemente

É inescusável que a leitura promove para nós uma série de benefícios. Ela pode aumentar o nosso raciocínio, ativar o nosso pensamento estimulando a imaginação, além do mais, melhorar o nosso vocabulário e desenvolver novas ideias. Aumentar a criatividade e a capacidade de concentração é com certeza um dos maiores benefícios da leitura, e além disso, o leitor pode transformar a sua maneira de ver a vida, a partir daquilo que é lido.

A leitura tem um poder imensurável, principalmente na jornada daqueles que estão buscando se tornar autodidatas. Por isso, não deixe de fora este hábito maravilhoso. Tenha em mente que se aprofundar na leitura, é um investimento que não há arrependimentos, e sim apenas ganhos.

Existem diversos escritores brasileiros e pessoas incríveis que eram excelentes leitores e pessoas autodidatas:

  • Machado de Assis: autor renomado que publicou mais de 9 romances, 10 peças teatrais, 200 contos, cinco coletâneas de poemas e sonetos e mais de 600 crônicas.
  • Humberto Campos: autodidata brasileiro, autor renomado de diversos livros, entre eles o seu primeiro intitulado “Poeira”.
  • Olavo Bilac: jornalista, poeta, inspetor de ensino, nascido no RJ, autodidata brasileiro.
  • Olavo de Carvalho: Olavo de Carvalho desenvolveu a teoria das 12 camadas da personalidade além de escrever diversos livros relevantes para o Brasil. Foi um jornalista, poeta e influenciador brasileiro. 

A leitura ilumina o leitor e abre um leque de possibilidades. Portanto, se você quer saber como se tornar um autodidata, não dispense a leitura, mas abrace-a.

2. Gerencie o tempo

A organização é um fator indispensável não somente para quem se pergunta sobre como ser autodidata, mas para também para todas as pessoas.

Gerir o próprio tempo, é uma habilidade que torna a rotina melhor, mais produtiva e satisfatória. Todos nós já tivemos a sensação de o dia passar tão depressa e não ter “rendido nada”, ou não ter sido produtivo. Por isso, possuir a expertise de administrar a rotina, pode mudar a forma como vamos lidar com os desafios do dia a dia. 

Para ser autodidata, é preciso estudar, e ter o hábito frequente de estudo. Portanto, separar algumas horas do dia é fundamental. 

Se você trabalha, e não tem tempo para os estudos, simplesmente acordar uma hora antes para estudar pode melhorar e muito o seu aprendizado. O importante é conseguir gerir o tempo para encaixar o ensino na rotina. Pois ser uma pessoa autodidata demanda do indivíduo a fundamental dedicação. 

Portanto, com o fim de que ele ou ela consiga se dedicar aos estudos, é importante estabelecer compromissos utilizando de objetos como:  

  • Despertadores;
  • Temporizadores;
  • Cronogramas. 

Estes objetos, além de diminuir o número de distrações, irá lhe ajudar a manter a rotina de estudos em dia.

3. Crie objetivos: diários, semanais, mensais e anuais

Um dos maiores erros das pessoas é não criar objetivos. Sejam eles diários, semanais, etc,. Por isso, tenha em mente que para ser autodidata, é preciso não apenas gerir o tempo, ler bastante, mas também ter metas claras. Pergunte a si mesmo onde quer chegar, ou quanto tempo leva para atingir o objetivo “x” ou ler o livro “y”. Fazendo isso, você não só irá se familiarizar com o objetivo em questão, mas também desenvolver o hábito de planejar as suas metas.
As pessoas que não determinam quando o objetivo determinado deve ser realizado, se perdem na organização da rotina diária, ou mesmo que seja a longo prazo, podem se perder em suas metas maiores. Tente separar tempo para: 

  • Leitura;
  • Estudo;
  • Tempo livre;
  • Trabalho se possível;

Para atingir os objetivos, você deve organizar a sua rotina diária principalmente, porque são as metas diárias pequenas que alcançadas e somadas, irão compor o todo. Por isso: 

Tenha uma agenda: 

As pessoas que anotam as suas responsabilidades diárias, tendem a seguir o anotado. Assumir um compromisso com a agenda é fundamental para tornar a criação desse hábito mais fácil.

Acorde cedo e controle o sono: 

É óbvio que precisamos ter um sono de qualidade, isso não ajuda apenas nas habilidades para se tornar uma pessoa autodidata, mas na saúde.

Entre os inúmeros benefícios de uma boa noite de sono estão: 

  • A capacidade de controlar o apetite;
  • O aumento na melhora do humor;
  • Aumento da memória e do raciocínio;
  • Ajuda no rejuvenescimento da pele;
  • Auxílio no sistema imune.

Crie recompensas para si mesmo

A criação de recompensas é fundamental para alcançar seus objetivos.
Sob a supervisão de nossos líderes, ao trabalharmos fora, conseguimos manter a rotina e o equilíbrio das nossas tarefas. Entretanto, quando estamos em casa, dependemos da nossa própria liderança e supervisão. 

As recompensas criadas, devem ser coisas que nos estimulam, como uma comida que você goste, entre outras. Estabelecer um compromisso consigo mesmo para somente fazer essas atividades é indispensável.

4. Anote tudo que você aprendeu no dia sobre como ser autodidata

Ter um controle e um lugar onde você pode deixar tudo que aprendeu no dia é uma dica super importante para você que se pergunta como ser autodidata. 

O fato é que a maioria de nós, não somos super gênios com super memórias para guardar tudo que aprendemos. Por isso, ter uma base de conhecimento, não somente para registro, mas também para futuras consultas. Além disso, revisar o conteúdo estudado periodicamente é uma das maneiras mais eficientes de gravar o conhecimento em nossas memórias.

A ideia realmente é ter uma base de conhecimento, seja virtual, ou física. Para isso, você tem diversas opções, como:

  • blocos de notas;
  • post it;
  • software de anotações;
  • planilhas;
  • entre outros.

Uma das melhores ferramentas de anotação é o Notion

O Notion é uma aplicação que pode ser usada tanto em mobile como na web. Essa aplicação disponibiliza componentes como notas, quadros, wikis, lembretes, calendários, entre outros. As pessoas que usam a aplicação, podem ligar estes componentes para criar os seus próprios sistemas, com a tomada de notas, gerenciamento de dados, gerenciamento de projetos, entre outros.

5. Por último: ensine o que aprendeu

O melhor jeito para quem se pergunta como ser autodidata é ensinando o que aprendeu, pois é quando ensinamos aquilo que aprendemos que estimulamos a nossa memória e a nossa capacidade de exercer o conhecimento.
A habilidade de exercer o conhecimento aprendido, provoca melhorias significativas, e traz à luz muitas novas ideias. 

Quando explicamos determinado assunto para alguém, usando nosso próprio mindset, estimulamos o nosso próprio aprendizado, e assim, garantimos  que de fato entendemos tudo o que foi estudado e aprendido.

As pessoas que querem se tornar autodidatas, precisam ter a expertise de absorver os estudos e transmiti-los para gerar mais e mais conhecimento. 

Paulo Freire, um dos grandes pedagogos brasileiros, é inspiração para inúmeros professores e alunos, pois a frase: “Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”, decorre dele. 

Este artigo foi útil? Confira muito mais sobre educação, e assuntos como esse em nossa categoria educativa.

Categorias: Educação